Operações com Opções - As minhas preferidas



Para quem acha que investimentos em renda fixa rende muito pouco e que aplicar em ações é muito arriscado, a solução pode estar nas opções sobre ações. Vou tentar explicar melhor antes que você me chame de louco e irresponsável: as opções são derivativos financeiros, e investir diretamente em opções, tipo de operação conhecida no mercado como "compra a seco", é um dos caminhos mais rápidos para perder dinheiro, assim, apesar de ser possível no curto prazo gerar lucros maiores do que o capital investido, não aconselho ninguém a fazer esse tipo de operação, mais adiante explicarei com mais detalhes os motivos.

A minha sugestão é utilizar as opções para proteger o investimento, operação conhecida como HEDGE (lê-se Rédge). A lógica do hedge é abrir mão de um lucro maior quando as ações subirem por um proteção maior em caso de queda das ações, dessa forma o investidor que faz esse tipo de operação lucrará menos quando o mercado subir, e perderá menos quando o mercado cair. A idéia,  da operação, portanto, é estar no meio do caminho entre as perações de renda fixa e os investimentos em ações.

Em 2010, o mercado pouco subiu, também pouco caiu, no jargão do mercado "andou de lado". Esse é o cenário ideal para quem faz operações de hedge utilizando lançamento de opções, pois além de mais seguras do que simplesmente comprar as ações, é possível obter excelentes retornos nesse tipo de operação. Para ser mais específico, é possível obter uma rentabilidade líquida de mais de 3% ao mês, taxa em que o capital dobra num período inferior a 2 anos. Para fazer esse tipo de operação através de operações estruturadas com defesas definidas é preciso entender bem como funciona o mercado de opções.

A operação de lançamento coberto de opções é uma das minhas preferidas, foi através delas que consegui boa parte dos recursos para comprar o meu apartamento, o interessante são as variações desse método, os casamentos com outras operações com opções como travas de baixa e travas de alta, e a sensação de controle que ela passa para o investidor. Nas próximas páginas explicarei o que são as opções, seu funcionamento, as peculiaridades do mercado brasileiro e as principais operações.

Aprenda aqui os conceitos: http://www.economiaerealidade.com/2011/01/opcoes-definicao-e-funcionamento.html

Aprenda aqui a fazer as operações: http://www.economiaerealidade.com/2011/01/operacoes-com-opcoes-como-fazer.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Economia do Bem-Estar e Eficiência Econômica: Conceitos de Eficiência Produtiva, Alocativa e Distributiva

ANCORD substitui CPA 20