Opções - Definição e Funcionamento

O que são opções?

As opções são instrumentos financeiros classificados como derivativos. Derivativo é aquele que deriva de um ativo real, no caso, a opção é um direito ou obrigação derivada de uma ação. A opção é um contrato que dá a seu titular o direito de comprar ou vender um ativo a um preço predeterminado numa certa data, ou antes dela.

 Ação-Objeto
 
Ação-objeto é a ação vinculada ao contrato de opções. No Brasil, poucas ações possuem liquidez no mercado de opções, destacando-se as ações da Petrobrás (PETR4) e da Vale (VALE5), as opções vinculadas as demais ações negociadas na Bovespa são mais difíceis de comprar e vender, portanto, mais sujeitas a riscos.
 
Opções de Compra e de Venda
 
As opções podem ser de compra (calls) ou de venda (puts).
 
Opções de Compra
 
No caso das opções de compra o titular (comprador), tem o direito de comprar a ação por um preço pré-determinado em uma data futura, enquanto que o lançador (vendedor) tem a obrigação de vender a ação caso o titular opte em comprar.

Opções de Compra

 
Opções de Venda

 
No caso das opções de venda o titular (comprador), tem o direito de vender a ação por um preço pré-determinado em uma data futura, enquanto que o lançador (vendedor) tem a obrigação de comprar a ação caso o titular exerça a opção de vender. As operações com opções de venda têm pouca liquidez no Brasil, nesse trabalho nos concentraremos em explicar e analisar as opções de compra.

Preço de Exercício

É o preço pré-determinado para a venda ou compra na data de vencimento.

Prêmio

É o valor pago pelo titular ao lançador por uma opção. O prêmio é pago à vista.

Opções Americanas e Européias


As opções podem ser do tipo Americana ou Européia. As opções americanas podem ser exercidas a qualquer momento até o vencimento, são as que utilizamos no Brasil atualmente, enquanto que as opções européias só podem ser exercidas na data de vencimento.

O  mercado brasileiro de opções

Liquidez

O mercado brasileiro de opções sobre ações ainda está em desenvolvimento, bastante aquém de mercados maduros como o dos Estados Unidos. No mercado brasileiro atual, só existe liquidez para opções de compra do tipo americana, das empresas Petrobrás e Vale. São essas operações que serão analisadas nesse material. As opções da Vale e da Petrobrás podem ser facilmente negociadas (compradas e vendidas) ao longo do seu prazo de validade.

Vencimento

As opções brasileiras vencem na terceira segunda-feira de cada mês. Caso o dia seja feriado, o vencimento será no dia útil imediatamente posterior.

Formação do Código das Opções na Bovespa

Enquanto que o código das ações na Bovespa é composto por quatro letras e um número (ex: PETR4, VALE5, etc), os códigos das opções são formados por cinco letras e dois números (Ex: VALEC48, PETRC66, etc) onde as quatro primeiras letras representam a ação-objeto, a quinta letra o mês de vencimento (ver tabela) e os dois números finais, normalmente representa o preço de exercício. Os preços de exercício da opção são graduados de dois em dois reais, normalmente números pares. Ex:  VALEC48, VALEC50, VALEC52, etc.

Tabela de Vencimento

LETRA
Mês de Vencimento
A
Janeiro
B
Fevereiro
C
Março
D
Abril
E
Maio
F
Junho
G
Julho
H
Agosto
I
Setembro
J
Outubro
K
Novembro
L
Dezembro

Analisando opção VALEK56 teríamos a seguinte composição VALE-K-56, onde:
VALE = Ação-Objeto (VALE5)
K = Mês de Vencimento (Novembro);
56 = Preço de Exercício (R$ 56,00).

Aprenda aqui a fazer as operações: http://www.economiaerealidade.com/2011/01/operacoes-com-opcoes-como-fazer.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Economia do Bem-Estar e Eficiência Econômica: Conceitos de Eficiência Produtiva, Alocativa e Distributiva

ANCORD substitui CPA 20