É possível levar a vida como trader?


Sonho - É possível viver de trades?

Nada mais glamoroso do que levar a vida sem patrão, trabalhando de casa, de preferência em um espaço bem ambientado com uma xícara de expresso sobre a mesa, um super "setup" com vários monitores de computador e milhares de reais na conta no final do dia, sonho não é?

Sonho mesmo, infelizmente. Muita gente acredita que pode viver exclusivamente fazendo trades em casa, abandonando o trabalho, o chefe, aquela vida estressante do ambiente corporativo, mas a verdade é que viver de trades não é uma realidade, o mercado financeiro é um ambiente aleatório, quase impossível de prever.



Academia: O que os grandes economistas sabem?

O meio acadêmico acredita que os preços das ações são imprevisíveis, seguem um passeio aleatório (random walk), existem vários estudos publicado nos principais jornais acadêmicos do mundo, muito bem embasados cientificamente para comprovar essa tese. A teoria diz que o mercado é eficiente (Hipótese do Mercado Eficiente - HME) e reflete de forma caótica e aleatória tudo que está acontecendo a cada segundo, essa tese inclusive rendeu um Prêmio Nobel para Eugene Fama,  um dos criadores da teoria. Segundo os acadêmicos ser bom em prever o mercado financeiro é o mesmo em ser bom em jogar dados.


Se não é possível, qual é o motivo de ter tantos cursos?

Existe uma indústria de vender sonhos com professores, cursos, corretoras, editoras e quem mais possa lucrar nesse mercado, vender sonhos é relativamente fácil, sempre haverá uma indústria para vender lucro fácil, nos mais diversos setores da economia, e sempre haverá quem acredita. As pessoas acreditam em astrologia, correntes de medicina alternativa e muitas outras coisas que a os acadêmicos refutam, particularmente não arriscaria meu dinheiro com trades, muito menos largaria meu emprego para viver de daytrade. Dentro do rol dos que ganham com trades frequentes não devemos esquecer as corretoras, que ganham uma taxa de corretagem sempre que o cliente faz uma operação, alguns clientes fazem dezenas por dia, gerando milhares de reais anualmente para as corretoras.


Conheço algumas pessoas que vivem de trades

Será? Faz quase 20 anos que estou no mercado, conheci dezenas de pessoas  que me garantiram que viviam de trades, muitos deles alunos, sempre que eu encontro alguns deles pergunto como estão as operações e a resposta é a mesma sempre: estou fora! Aí alguém retruca e diz que tem um professor que vive de trades faz 10 anos, será? Estou no mercado de educação financeira desde 2000, e garanto a vocês que um bom professor pode ser tão bem remunerado quanto um alto executivo, a minha tese é que muitos desses profissionais têm sua renda oriunda dos cursos. Outros paralelamente exercem a função de agentes autônomos de investimentos, ou seja ganham dinheiro credenciando os alunos na corretora que é filiado, e ganham mais comissões ainda quando os alunos que abriram conta na corretora fazem trades com frequência.


Corretagem e Emolumentos

Existem vários estudos, realizados em corretoras do mundo inteiro, que mostram que quanto mais frequente são as operações de compra e vende de ações, menor é o lucro do investidor. Uma das principais razões para isso são os custos de transação, taxas de corretagem e emolumentos gerados com frequência acabam reduzindo o lucro dos traders em relação aos investidores de longo prazo, que compram e seguram suas ações (buy and hold).



Juros Compostos: A prova cabal!

Se um trader que faz várias operações por dia conseguir sistematicamente lucrar 1% do capital investido diariamente, supondo que ele comece com R$ 10 mil  e utilizando um ano de 252 dias úteis, em 5 anos ele terá quase 3 bilhões de reais! Em outras palavras, se ele fizer um punhado de operações por dia e  ganhar sistematicamente em 60% delas p(erder em 40% das operações) e reaplicar o dinheiro investidom, ou pelo menos boa parte dele, inevitavelmente irá fica bilionário em alguns anos, particularmente nunca ouvi falar de nenhum home-trader bilionário.



Ninguém Ganha Sistematicamente do Mercado

Ganhar do mercado, não significa ter lucro, ganhar do mercado representa superar o índice da bolsa, o ibovespa, por exemplo, alguns fundos conseguem fazer isso, mas raríssimos conseguem fazer isso sistematicamente, ou seja, ganhar ano a ano, e quando fazem não superam com muita folga, esses fundos de investimento possuem estrategistas, departamento de pesquisa e se baseiam em estratégia de longo prazo, no Brasil um dos gestores mais famosos é Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde, do Credit Suisse Hedging-Griffo, nos Estados Unidos, o lendário Warren Buffer da Berkshire Hathaway também é um adepto da análise fundamentalista de longo prazo.

Quem está do outro lado?

É sempre bom lembrar que mais de 90% do volume de bolsa é operado por tubarões. O mercado financeiro é famoso por pagar bem e remunerar os melhores profissionais de cada área. Os grandes players do mercado são bancos internacionais e contratam a peso de ouro os melhores economistas, estatísticos e programadores. Economistas com PhD nas melhores universidades americanas, profissionais de informática russos, matemáticos indianos e toda sorte de grandes cabeças são contratadas por bancos globais como o americano Citibank, o suiço UBS ou o alemão Deustche Bank dentre dezenas de outras mega instituições que atuam no mundo inteiro. 


Foco no Negócio Principal

Fazer daytrade envolve dedicação e monitoramento constante. Muitos empresários e profissionais bem sucedidos que decidem ser traders acabam perdendo o foco do seu trabalho principal, muitas vezes acabam perdendo negócios e oportunidades por dividir seu tempo com as operações de bolsa.





Prejuízos para a Saúde e Vida Social?

Nos rankings das profissões mais tensas, os gestores de fundos estão lá em cima ao lado dos controladores de tráfego aéreo. Diferente da foto da propaganda do curso em que o trader aparece enfrente ao monitor do computador com os braços erguidos simbolizando vitória, muitas vezes o investidor vai se deparar com perdas e prejuízos, que de uma forma ou de outra influenciará seu comportamento e possivelmente terá impacto na sua vida social e familiar. Elevação da pressão, aumento da frequência e outras características encontradas em quem pratica compulsivamente jogos de azar são similares as reações que ocorrem no corpo do trader, resultado da ação de um hormônio chamado dopamina. Em algumas pessoas pode haver deterioração na saúde, como por exemplo possíveis problemas de pressão alta e maior probabilidade de ter síndrome de pânico entre outras enfermidades.

É possível viver da remuneração do capital?

Sim, perfeitamente, particularmente trabalho para isso, meu objetivo é construir uma carteira de investimentos equilibrada que me permita parar de trabalhar, essa carteira tem investimento em ações, renda fixa, cobertura com derivativos e pode absorver outras oportunidades de mercado como fundos imobiliários e moedas estrangeiras, mas necessita tempo, estudo e principalmente foco na acumulação de renda, ou seja, no meu emprego ou negócio principal, infelizmente não existem milagres.


Mesmo assim quer tentar? 

Mesmo sabendo que a banca tende a ganhar, quando vamos para Las Vegas fazemos uma "fezinha" nos jogos, faz parte da diversão. Cada um tem o direito de fazer o que quiser, quer fazer um curso e tentar fazer trades? Tudo bem, mas por favor não encare isso como estratégia de vida, comece pequeno, anote todas as operações e não se empolgue no primeiro ano (e nem nos outros...), vá devagar, procure se divertir, classifique essas operações de curto prazo como o dinheiro do jogo, lembre de Vegas, encare como entretenimento, não como investimento, continue a investir no longo prazo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Economia do Bem-Estar e Eficiência Econômica: Conceitos de Eficiência Produtiva, Alocativa e Distributiva

ANCORD substitui CPA 20