O consumo de carros por habitante no Brasil ainda pode triplicar!


Encontrei o gráfico acima nas lâminas de apresentação de uma empresa, a fonte citada é o Banco Mundial (http://data.worldbank.org/indicator/IS.VEH.PCAR.P3). Na apresentação a empresa argumenta que o consumo de aço ainda pode subir bastante e entre os argumentos está o baixo consumo per capita de carros nos países emergentes.

Se triplicássemos a nossa frota ainda ficaríamos num patamar de consumo abaixo dos americanos! Fico imaginado o caos que serão as grandes capitais brasileiras no dia em que nossa frota dobrar de tamanho.

Já dirigi algumas vezes na Europa e nos Estados Unidos, e o que mais me impressionou tanto nas cidades quanto nas estradas foi a educação dos motoristas, mais até do que toda super estrutura que eles dispõem para suportar  o trânsito. Na minha visão a educação e a cultura do brasileiro estão longe de acompanhar o seu crescimento econômico e esses fatores intangíveis são tão essenciais para o bem estar da população quanto a infraestrutura, que julgo até ser um problema mais simples de resolver, visto que esta pode ser comprada.

Onde eu moro, Recife, temos um transporte público de péssima qualidade, uma cidade quente, úmida e violenta, onde andar a pé significa ficar lavado de suor e com boas chances de ser roubado ou assaltado, essas variáveis sempre são esquecidas pelos que defendem meios de transporte alternativos. Meu filho estuda a aproximadamente 3,5 Km de minha residência, raramente consigo fazer o trecho "escola-minha casa" em menos de 30 minutos, como será quando todas essas pessoas que ainda não têm carro comprarem o seu? Levaremos quantas horas para rodar 3 Km? Como desincentivar o uso de veículos de passeio? São perguntas que estão longe de serem respondidas.

Achei

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Economia do Bem-Estar e Eficiência Econômica: Conceitos de Eficiência Produtiva, Alocativa e Distributiva

ANCORD substitui CPA 20