Tempo e Qualidade

Tempo, Carga Horária e Qualidade nos cursos de final de semana

Hoje recebi uma ligação falando que havia um curso concorrente (de SP) que está entrando aqui em Recife, e que é ministrado em apenas um final de semana - Sábado e Domingo - Já recebi propostas para fazer cursos desse tipo em todo o Brasil, do Pará ao Rio Grande do Sul, mesmo nas turmas que ministro aqui em Recife seria bem vantajoso para mim, pois em cada final de semana concluiria uma turma, podendo me deslocar para cidades vizinhas e aumentar o meu retorno financeiro como professor.

Mas NÃO REALIZO esse tipo de curso.

Não faço, pois sou professor universitário a mais de 10 anos, nesse tempo vi, por exemplo, que quando trabalho um sábado inteiro (manhã e tarde) em uma pós graduação, o desempenho dos meus alunos após o almoço não chega a 50% do obtido pela manhã. Imagine como está a cabeça do aluno no domingo por volta das 17h45, após um sábado inteiro de aulas? Impossível.

Concordo que nosso tempo é restrito, que temos que otimizar esse recurso tão escasso, mas ao contrário do que as pessoas pensam, realizar um curso de ampla abordagem em um único final de semana não atinge esse objetivo. Entre os meus alunos, sempre tem alguns gerentes que o banco deslocou para São Paulo ou outra cidade do sudeste para um treinamento "intensivo", o resultado é um avalanche de informações em um espaço curto de tempo, sem descanso resultando em uma baixíssima absorção de conteúdo por parte dessas pessoas, muito deles me dizem quando vão para minhas aulas - Professor, faça de conta que eu não vi nada no outro curso, pois realmente não lembro de nada...

Nosso curso prioriza o uso do tempo, mas de forma programada, uma das nossas soluções para otimizar o uso do tempo foi reduzir a carga horária do sábado de 8 horas (fazíamos em 3 sábados) para apenas 5 horas, sem o longo intervalo do almoço, e sem bocejos durante a tarde, após o curso (que termina por volta das 13h30) ao invés do cansaço e de ver o dia escurecendo (e lembrar que na segunda vai trabalhar!), muitos dos nossos alunos partem para aproveitar o sábado: almoço com a família, churrascos, Shopping, Cinema, etc... para isso aumentamos apenas um sábado (agora são 4 encontros) e aquelas 27 horas (8h + 1 de almoço x 3) agora cabem tranquilamente, inclusive com ganho de qualidade em 20 horas (5h x 4). Isso sim é otimizar o tempo.

O intervalo entre as aulas também tem um valor importante, serve para os alunos revisarem conteúdo, fazerem exercícios e principalmente dar tempo da memória assimilar o conteúdo, que sempre é revisado no início da aula seguinte.

Nos curso noturnos procuramos sempre criar espaços entre uma aula e outra, estamos testando um novo horário, ao invés de iniciar de 18h30, estamos iniciando de 19h30 e acabando no mesmo horário. O Segredo? Evitando atrasos dos profissionais que precisam se deslocar, lanches demorados no intervalo da aula e substituindo por uma aula contínua dividida em pequenos blocos de teoria, exercícios e resolução para manter a turma ocupada e atenta, fazendo o tempo passar mais rápido.

Meu conselho: antes de se inscrever em um desses cursos super-ultra-intensivo de 18 horas em um fim de semana, pense duas vezes, você pode está jogando seu dinheiro fora. - Mas o professor disse que dava demais... o professor/empresário está preocupado em maximizar o lucro dele, e tende a falar qualquer coisa para ganhar mais dinheiro, meu conselho - pergunte a alguém que você conheça e já fez o curso, esse sim vai dar informações com valor necessário para subsidiar sua decisão


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Economia do Bem-Estar e Eficiência Econômica: Conceitos de Eficiência Produtiva, Alocativa e Distributiva

ANCORD substitui CPA 20