Tenho um financiamento imobiliário com um custo baixo, vale a pena adiantar as parcelas ou é melhor investir?

Sem dúvida nenhuma em 99% das vezes o melhor é adiantar as prestações da casa própria, mesmo com todos os subsídios e programas para facilitar a aquisição de imóveis propostos pelo governo atual, não existe atualmente nenhuma aplicação sem risco que tenha rendimento líquido, isto é rendimento após o pagamento dos impostos superior a taxa mais baixa de financiamento.

É bom lembrar que o financiamento bancário possui custos extras além da taxa de juros tais como seguros, custos de emissão ou operação, etc. Lembro também dos impostos e taxas de administração dos investimento.

Operações em que o retorno de um investimento é mais alto do que o custo do capital e não implicam em risco para o operador são conhecidas como arbitragem pura, e são muito raras em mercados eficientes, por isso se você conseguiu enxergar essa oportunidade melhor examiná-la com uma lupa para ter certeza que trata-se realmente de uma oportunidade de arbitragem.

Investir o dinheiro que deve (em finanças chama-se alavancar) em aplicações de risco (renda variável) é uma ainda pior, uma vez que o investidor corre um risco elevado para aufeir apenas um ganho residual que é diferença do retorno da aplicação para o custo do empréstimo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Economia do Bem-Estar e Eficiência Econômica: Conceitos de Eficiência Produtiva, Alocativa e Distributiva

ANCORD substitui CPA 20