www.cpa10gratis.com

29 de ago de 2008

O que é Ceteris Paribus?


Ceteris Paribus é um expressão em Latim que significa tudo o mais constante. Quando estamos estudando o comportamento do consumidor diante de diferentes preços assumimos que nada mudou, tudo continua o mesmo: a renda do consumidor, a qualidade do produto, a utilidade do produto. Fazemos isso, pois somente desta forma teremos a real dimensão da quantidade demandada diante de diferentes preços.



12 comentários:

Kellen Araújo disse...

Valeu =]

Suellen Lucas disse...

Se houver uma mudança tecnologia no processo produtivo de um bem inferior o q acontece no mercado do bem?

Anônimo disse...

Suellen Lucas respondendo a sua pergunta sob o meu ponto de vista, se houver uma mudança tecnologica no processo produtivo e ela for positiva por exemplo. introdução de uma máquina nova no sitema de fabrico que maximiza a sua produção em termos de custos, resultará que dependendo da visão do gestor ele pode depois utilizar uma técnica de venda pelo preço no mercado, ora pode baixar o preço e assim ver as suas vendas aumentarem! Se por um lado a mudança tecnologica aumentar a qualidade do bem inferior, pode ele utilizando a mesma estratégia de venda pelo preço, colocar o preço mais alto do que anteriormente ele estava, uma vez que se aumentou a qualidade do mesmo! Essa é a minha opinião! abraços

Anônimo disse...

(-8/+4=-2) neste caso resultado é elástico ou inelástico ou unitaria ou perfeitamente elástica qual é a demanda neste caso

Anônimo disse...

Se p EPD( Elasticidade preço e demanda) for menor que 1 temos uma demanda inelástica, se for maior é elástica, ser for igual ela é unitária.
Fonte:Livro Economia de Marco Antônio S.Vasconcellos - Editora Saraiva. Capitulo 3

Gerlane siqueira disse...

o que acontece quando o preço está acima do ponto de equilibrio e quando a demanda está abaixo do ponto de equilibrio?

Anônimo disse...

Gerlane, neste caso existe um excesso de oferta, visto que, se o preço de um bem sobe, a demanda diminui, ficando então em desequilíbrio.

- dry disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
- dry disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
- dry disse...

Por que para analisar a demanda utiliza-se a pressuposição do ceteris paribus?

bazarenovidades disse...

Day, sabemos que o mercado não funciona de maneira constante e perfeita como o ceteris Paribus, entretanto os estudiosos desenvolveram essa mecânica para que se facilitasse a compreensão de forma basilar e desta forma essa técnica pudesse ser extrapolada a uma realidade de mercado, com todas as suas variações e restrições. Também se faz necessário levar em consideração o momento em que foi desenvolvido o ceteris paribus, ou seja a tecnica/ferramenta em si.

Anônimo disse...

A premissa ceteris paribus foi só adotada na economia,ou em outras áreas também?