Risco de Crédito em Investimentos de Renda Fixa

Risco de Crédito
Como já vimos aqui, investir em renda fixa é emprestar dinheiro comprando títulos que remuneram juros pré ou pós fixados. Esses títulos podem ser emitidos por bancos, empresas e governos. O principal risco para quem investe em renda fixa é o risco de não pagamento por parte do emissor do título, o chamado risco de crédito.

Risco e Retorno
No mercado financeiro, quanto maior o risco de determinado emissor não pagar a sua dívida, maior a remuneração dos seus títulos para compensar esse risco, assim, por exemplo bancos pequenos e desconhecidos tendem a ter títulos (Ex. CDB, LCI e LCA) mais rentáveis do que bancos grandes e sólidos como o Itaú, Bradesco ou o Banco do Brasil. Os títulos públicos emitidos pelo governo brasileiro pagam juros maiores do que os dos Estados Unidos justamente pelos fato de nossos títulos serem mais arriscados. 

Agências de Rating
Há mais de 100 anos que existem empresas no mercado especializadas em avaliar o risco de crédito de emissores de títulos (empresas e governos). Essas empresas fazem um estudo detalhado do emissor levando em consideração sua dívida, faturamento e histórico e dão notas que servem de referência para os investidores, são as agências de Rating. As principais empresas do mundo deste segmento são americanas: Standard and Poors (S&P), Moodys e Fitch Ratings, e por isso dão notas no formato americano.  Abaixo quadro resumo das notas das principais agências publicado no site G1.

Resultado de imagem para S&P Rating

Sempre bom lembrar que as agências analisam apenas o risco de crédito, e não se aquele título é um bom ou mau negócio, títulos de risco elevado podem vir a ser bons negócios por pagar taxas de juros elevadíssimas, e títulos com rating triplo A pode ser um mau negócio por ter rendimentos excessivamente baixos. O Japão, por exemplo, que tem excelente nota de crédito, paga juros nominais negativos, você aplica 100 e depois de um ano resgata 99,9 após 1 ano, melhor colocar o dinheiro no cofre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Economia do Bem-Estar e Eficiência Econômica: Conceitos de Eficiência Produtiva, Alocativa e Distributiva

ANCORD substitui CPA 20