Economia das Viagens - Uso de Milhas - Fuja do Programa Smiles




Uma das coisas que me dá mais prazer na vida é viajar!

Todos os anos elaboro um planejamento para fazer uma bela viagem internacional. Como bom economista meu planejamento envolve enxugar os gastos ao máximo sem perder a qualidade das viagens, os principais artifícios que utilizo são:

1. Hotéis de baixo custo (como o Ibis: http://ibishotel.ibis.com);
2. Fast Food (Starbucks, Mcdonalds, Subway, ...);
3. Passagens emitidas com Programa de Milhagens.


Entre todos os caminhos que utilizo sem dúvidas o que me faz economizar mais nas viagens é a utilização dos programas de milhagens, duas passagens internacionais para a Europa ou Estados Unidos saem por aproximadamente US$ 2.500,00, mais de R$ 5.000,00 no câmbio de hoje.

Acumulo milhas principalmente através das viagens de trabalho, cartão de crédito e um programa chamado Km de Vantagens, da rede de postos de gasolina Ipiranga.

Este ano (2013) eu e minha esposa resolvemos viajar com as crianças, já que a única coisa ruim das nossas últimas viagens foi a saudade deles. Europa? Impossível com crianças! Para o bem das crianças (e dos pais!!) o destino tem que ser mesmo Miami/Orlando, tudo com as crianças é mais fácil por lá, o sistema é todo preparado para receber os pequenos.


Bem...já que o destino foi resolvido, o grande problema para um pai mão de vaca é ter que comprar mais passagens, pensei "nesse ponto o programa de milhagens vai me ajudar além das milhas Tam tenho algumas Smiles que nunca usei...".


Normalmente acumulo na TAM, mas este ano devido a algumas viagens que fiz pela GOL, resolvi tentar utilizar as minhas milhas Smiles , surpresa: o serviço é péssimo e apesar das reservas serem feitas até um ano antes (no TAM fidelidade são 6 meses), não existem passagens disponíveis!

Os termos de troca para passagens Brasil-EUA são os seguintes (baixa estação):

TAM Fidelidade - Na teoria 20 mil milhas - Na Prática 30 mil milhas
GOL Smiles - Na teoria 25 mil milhas - Na prática não existe!

Resultado, troquei as milhas do cartão de crédito por Smiles e não consigo utiliza-las para emitir passagens internacionais, quebrei a cara! Em economês: Não otimizarei o uso dos meus recurso devido a presença de informação assimétrica. Para quebrar a assimetria da informação fiz esse post!

Meu conselho: se quer viajar para o exterior fuja do Programa Smiles!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Economia do Bem-Estar e Eficiência Econômica: Conceitos de Eficiência Produtiva, Alocativa e Distributiva

ANCORD substitui CPA 20