Too Big to Fail



Mais um filme sobre a crise econômica de 2008, dessa vez sob a ótica do governo americano. O filme mostra a visão de Henry Paulson, secretário do tesouro americano, durante a crise do subprime nos Estados Unidos.

Paulson é um cara que veio do mercado, foi CEO do Goldman Sachs, maior concorrente do Lehman Brothers, o próximo banco a ser devorado pela inadimplência das hipotecas, por esse motivo muita gente acha que Paulson não pode deixar o banco quebrar, por outro lado existe o risco moral de ajudar banqueiros que arriscaram muito, ganharam mais ainda e querem "socializar" as perdas.

No meio do caminho surge um problema muito maior a AIG, maior seguradora do mundo, está prestes a quebrar e junto toda a economia mundial.

O dilema entre salvar banqueiros gananciosos ou deixar que seus bancos quebrados atinjam em cheio a população é o centro do filme. O filme é um pouco lento, mas os diálogos com o Ben Bernanke (Presidente do Banco Central Americano e Timothy Geithner  (Presidente do Banco Central de Nova York) são bem interessantes, assim como os detalhes da história econômica recente, outra coisa que chama atenção é as aparição de figuras ilustres como Warren Buffett e Christine Lagarde que participam diretamente dos diálogos com "Hank" Paulson.

Outra coisa interessante do filme são as paisagens de Nova York (sou fã da cidade!), muitas vezes mostrada pela janela dos escritórios mais caros e bem localizados do mundo.

Para finalizar a minha opinião sobre o filme: como aula de economia e leitura de história contemporânea o filme é imperdível, mas como entretenimento é muito fraco.

Para entender a crise de 2008 recomendo ainda o premiado documentário Inside Job (Trabalho Interno) e Margin Call (ficção).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Economia do Bem-Estar e Eficiência Econômica: Conceitos de Eficiência Produtiva, Alocativa e Distributiva

ANCORD substitui CPA 20