O que são "Quants"?

A palavra "quant" deriva de quantitativo, e é usada para denominar gestores que utilizam técnicas matemáticas avançadas em suas estratégias de investimento. Apesar de técnicas quantitativas serem utilizadas a décadas, os quants ganharam força a partir do início da década de 2000, com o avanço da tecnologia computacional. Os quants utilizam computadores supervelozes e terabytes de informação para tentar achar padrões no comportamento das ações e para isso utilizam técnicas e argumentos diversos como a teoria do caos para justificar o volume de variáveis aparentemente não relacionadas, e a geometria dos fractais para encontrar padrões nesse universo caótico de dados.

Quants x Fundamentalistas x Grafistas

Grandes bancos como o Morgan Stanley, dividem suas equipes de gestão em pé de igualdade entre quants e fundamentalistas (gestores que trabalham analisando os fundamentos econômicos e financeiros das empresas). Os quants são uma evolução dos grafistas, uma vez que trabalham de forma similar, analisando o comportamento dos ativos ao invés de analisar os fundamentos empresariais, a diferença é que os grafistas utilizam na maioria das vezes apenas uma variável na sua análise, o preço da ação, enquanto os quants analisam centenas de milhares de variáveis, utilizando sistemas mais avançados.


Se os quants são a evolução dos grafistas e as grandes instituições utilizam quants ao invés de grafistas, qual é o motivo para aqui no Brasil termos tantos grafistas? A resposta está na barreira para se tornar um quant. Enquanto aqui é possível aprender técnicas de análise gráfica em cursinhos de final de semana, trabalhar com um grande quantidade de dados exige grande conhecimento estatístico e computacional, somente os melhores profissionais são aceitos no time dos quants, para acessar a esse seleto grupo é preciso conhecer as técnicas mais avançadas de econometria, matemática, física, redes neurais e tudo que venha a se aplicar nesse processo.

Antes que alguém pergunte, existe algum quant rico? Sim, diferente dos grafistas que até hoje não acharam nenhum que enriqueceu usando essa técnica, existem quants tão ricos quanto os melhores fundamentalistas. -  Meu professor disse no final de semana que Soros é grafista! Soros é um gestor não fundamentalista, ele utiliza filosofia e intuição em seus movimentos, isso não quer dizer que ele seja grafista.


Um dos maiores expoentes dos quants é Jim Simons (foto acima), gênio da matemática graduado no MIT e com Phd na Universidade da California, que fundou uma empresa chamada Reinassance Technologies, especializada em análise quantitativa no mercado de ações (http://en.wikipedia.org/wiki/James_Harris_Simons). A fortuna de Jim Simons em 2011 estava estimada em US$ 10,7 bilhões!

- Professor Antônio, gostei desse negócio, onde eu faço um cursinho de "quant"? Será que meu agente autônomo de investimentos, estudante de um curso de administração de uma faculdade de 3ª categoria poderá me ensinar isso?

R. Que tal começar com um doutorado em matemática, física ou economia?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Economia do Bem-Estar e Eficiência Econômica: Conceitos de Eficiência Produtiva, Alocativa e Distributiva

ANCORD substitui CPA 20