Meta de Inflação

Para quem está estudando para Certificações Financeiras ou simplesmente quer entender um pouco mais sobre Macroeconomia:

Meta de Inflação

A política monetária brasileira tem como meta principal o controle da inflação. Isso significa dizer que entre crescer e gerar mais empregos ou controlar a inflação, o Brasil vai ficar com a segunda opção.

A meta de inflação brasileira é definida com antecedência de dois anos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O CMN é composto por três membros: Ministro da Fazenda, Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Presidente do Banco Central

O índice de inflação utilizado como referência para a meta é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Abaixo quadro com metas de inflação definidas entre o período 1999-2010, PIB e a inflação efetiva do período, no quadro consta também a meta de 2011 e uma previsão para o PIB do mesmo ano. Para os anos de 2012 e 2013 a meta foi mantida em 4,5% com espaço para + ou - 2% (min.=2,5%  e máx.=6,5%).

Será que conseguiremos cumprir a meta em 2011?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Economia do Bem-Estar e Eficiência Econômica: Conceitos de Eficiência Produtiva, Alocativa e Distributiva

ANCORD substitui CPA 20