Conceito de Utilidade

A Utilidade é a base da teoria do consumidor. Utilidade é o conceito econômico atribuído à satisfação pelo consumo de bens ou serviços. É muito difícil quantificar, atribuir valores a utilidade de um bem (utilidade cardinal), porém os economistas acham que é possível ordenar as preferências do consumidor (utilidade ordinal). As pessoas possuem preferências diferentes, e assim, individualmente atribuem diferentes utilidades para um determinado bem, produtos que geram grande satisfação para um consumidor podem não gerar para um outro indivíduo, mesmo que esse possua renda e recursos disponíveis similares ao primeiro, ele pode possuir gostos e necessidades diferentes, por exemplo, qual a utilidade atribuída a um aquecedor de ambientes por um morador de uma cidade litorânea do Nordeste, será que ele pagaria o mesmo preço que um morador da região serrana de Santa Catarina?
 
Uma verdade comum na teoria da utilidade é que quanto mais consumimos de determinado bem, menor é a sua utilidade adicional, essa idéia é conhecida na teoria econômica como utilidade marginal decrescente, e é comumente é apresentada através do exemplo da utilidade da água para um indivíduo com sede: o primeiro copo de água é o que lhe dá mais satisfação, o segundo copo já traz menor utilidade, o terceiro menos ainda já que ele tende a está satisfeito, em outras palavras esse exemplo leva a idéia de que as pessoas estão dispostas a pagar menos por unidades adicionais de um mesmo produto, uma vez que essas unidades trazem utilidades inferiores às primeiras unidades adquiridas, influenciando assim o formato da curva de demanda.

Comentários

Anônimo disse…
essaveia q esta no fim do texto me mostrou q quando a gente ta morto a gente pode ser feliz pelo mundo em q a gente vivie isso se dispoe de muitos anos desde a primera estrela cadente obrigado
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Unknown disse…
Moss q cara relento !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Só pode ser droga
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
gostei, esse exemplo da agua foi bem explicado, obrigado.




Postagens mais visitadas deste blog

Economia do Bem-Estar e Eficiência Econômica: Conceitos de Eficiência Produtiva, Alocativa e Distributiva

ANCORD substitui CPA 20