O que é um fundo de Investimento?


Alguém sempre comenta que é melhor colocar o dinheiro em um fundo de investimento do que na poupança, mas afinal o que é um fundo de investimento?

Apesar de na maioria das vezes serem vendidos pelos bancos, os fundos de investimento possuem um CNPJ próprio, ou seja é uma "empresa" independente do banco e funciona da seguinte forma: Especialistas gerenciam o dinheiro do investidor e cobram para administrar esses recursos.

Existem diversos tipos de fundo de investimento: Fundos de Renda Fixa, Fundos de Ações, Fundos Cambiais, etc.

Mesmo dentro dos grandes grupos existem fundos específicos como fundo de ações específicos de empresas da área de telefonia, ou fundos de renda fixa que só investem em papeis pós-fixados (fundos DI).

A grande vantagem dos fundos de investimento é delegar a decisão de investimento a um especialista da área. Exemplo: Dessa forma não preciso entender de ações para investir nesse tipo de ativo, basta que eu escolha um bom fundo de investimento em ações.

O lado ruim de investir em fundos de investimento é que os gestores cobram caro por isso, normalmente os fundos cobram uma taxa de administração, no entanto existem fundos que cobram uma taxa de performance.

Antes de investir em fundos de investimento:

Prefira instituições financeiras sólidas e tradicinais.

Avalie não apenas o histórico de rentabilidade mas também o prospecto, estatuto social ou qualquer documento que traga infomações sobre a política de investimento do fundo, pois mesmo administrados por especialistas estõ sujeitos as intempéries do mercado.

Não esqueça de verificar o valor da taxa de administração Dica: Fuja de fundos com taxa de administração superior a 3% ao ano.
Obs: A taxa de administração varia bastante de acordo com o tipo de fundo e o aporte inicial do investidor, de maneira geral quanto mais se investe, menor será a taxa de administração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Economia do Bem-Estar e Eficiência Econômica: Conceitos de Eficiência Produtiva, Alocativa e Distributiva

ANCORD substitui CPA 20