Política Cambial - Dirty Floating

O regime cambial adotado no Brasil é Flutuante ou Flexível, ou seja, o valor do Dólar em Real depende da sua demanda e oferta no mercado. Assim, se sobram Dólares no mercado existe uma tendência do preço do Dólar cair, e se faltam Dólares no mercado, o preço do Dólar sobe.

O incremento das exportações nos últimos meses, entre outros motivos, fez com que entrasse uma enxurrada de dólares no Brasil, o que causou uma queda no valor de sua cotação.

Apesar do nosso câmbio ser flutuante, o Banco Central compra e vende a moeda americana com o intuito de controlar o valor. Se o Dólar está muito valorizado, o Banco Central realiza leilões de venda para forçar o preço para baixo, e quando o Dólar cai demais o Banco Central intervém comprando com o intuito de elevar a sua cotação. O nosso regime cambial, portanto, é conhecido como flutuação suja ou "Dirty Floating", expressão utilizada para representar o regime cambial flutuante, mas com intervenção do Banco Central.

O interessante é que nem sempre o Banco Central consegue intervir com sucesso no mercado, abaixo segue trecho de notícia do Jornal Valor Econômico veiculado no dia 25/04/2007:

Mercados: Dólar fecha em baixa de 0,73%, a R$ 2,0210 apesar de leilões do Banco Central

SÃO PAULO - As atuações de hoje do Banco Central (BC), tanto no mercado à vista como no futuro, não surtiram grande efeito na cotação do dólar e o forte fluxo de divisas acabou levando a moeda a registrar o menor valor em mais de seis anos.
Veja a Notícia na Íntegra em: http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2007/04/25/ult1913u68210.jhtm


Ouça o Podcast deste Post!
Para salvar o arquivo em MP3 - Clique com o botão direito e depois em "salvar como".

Comentários

alderita disse…
Oi professor, gostei bastante dos eu blog, muito interessante, atualize sempre para nos ajudar a entender a sua economia que você nos ensina com tanta convicção!

Grande abraço,

alderita
Felipe Camarão disse…
Professor meus parabéns pelo blog ta massa mesmo, o assunto ta bem expicativo e coeso de facil comprenção...
Abraço...
Unknown disse…
Professor, o blog ta legal mais coloca mais informaçoes ai q eh p gente ter um maior conhecimento sobre economia!!!
abraço...
Anônimo disse…
Professor na realidade a atualizaçao do blogger vem a acrecentar, no nosso conhecimento de forma que assuntos, vamos dizer mal entendidos podem ser vistos com mais clareza a partir do podcast, realmente isso vem de fato contribuir nao so com o nosso aprendizado mas tambem com algumas duvidas que venhamos a ter com o passar do tempo sobre asuntos economicos.....

Keitson!!
Unknown disse…
No livro do Pellegrino no capítulo 16 diz sobre regime cambial misto (Bandas cambiais) e também logo após fala sobre dirty floating. Existe uma diferença entre esses dois tipos de flutuação cambial? Fiquei na dúvida agora... Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Economia do Bem-Estar e Eficiência Econômica: Conceitos de Eficiência Produtiva, Alocativa e Distributiva

ANCORD substitui CPA 20