Política Cambial - Dirty Floating

O regime cambial adotado no Brasil é Flutuante ou Flexível, ou seja, o valor do Dólar em Real depende da sua demanda e oferta no mercado. Assim, se sobram Dólares no mercado existe uma tendência do preço do Dólar cair, e se faltam Dólares no mercado, o preço do Dólar sobe.

O incremento das exportações nos últimos meses, entre outros motivos, fez com que entrasse uma enxurrada de dólares no Brasil, o que causou uma queda no valor de sua cotação.

Apesar do nosso câmbio ser flutuante, o Banco Central compra e vende a moeda americana com o intuito de controlar o valor. Se o Dólar está muito valorizado, o Banco Central realiza leilões de venda para forçar o preço para baixo, e quando o Dólar cai demais o Banco Central intervém comprando com o intuito de elevar a sua cotação. O nosso regime cambial, portanto, é conhecido como flutuação suja ou "Dirty Floating", expressão utilizada para representar o regime cambial flutuante, mas com intervenção do Banco Central.

O interessante é que nem sempre o Banco Central consegue intervir com sucesso no mercado, abaixo segue trecho de notícia do Jornal Valor Econômico veiculado no dia 25/04/2007:

Mercados: Dólar fecha em baixa de 0,73%, a R$ 2,0210 apesar de leilões do Banco Central

SÃO PAULO - As atuações de hoje do Banco Central (BC), tanto no mercado à vista como no futuro, não surtiram grande efeito na cotação do dólar e o forte fluxo de divisas acabou levando a moeda a registrar o menor valor em mais de seis anos.
Veja a Notícia na Íntegra em: http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2007/04/25/ult1913u68210.jhtm


Ouça o Podcast deste Post!
Para salvar o arquivo em MP3 - Clique com o botão direito e depois em "salvar como".

Comentários

alderita disse…
Oi professor, gostei bastante dos eu blog, muito interessante, atualize sempre para nos ajudar a entender a sua economia que você nos ensina com tanta convicção!

Grande abraço,

alderita
Felipe Camarão disse…
Professor meus parabéns pelo blog ta massa mesmo, o assunto ta bem expicativo e coeso de facil comprenção...
Abraço...
Unknown disse…
Professor, o blog ta legal mais coloca mais informaçoes ai q eh p gente ter um maior conhecimento sobre economia!!!
abraço...
Anônimo disse…
Professor na realidade a atualizaçao do blogger vem a acrecentar, no nosso conhecimento de forma que assuntos, vamos dizer mal entendidos podem ser vistos com mais clareza a partir do podcast, realmente isso vem de fato contribuir nao so com o nosso aprendizado mas tambem com algumas duvidas que venhamos a ter com o passar do tempo sobre asuntos economicos.....

Keitson!!
Unknown disse…
No livro do Pellegrino no capítulo 16 diz sobre regime cambial misto (Bandas cambiais) e também logo após fala sobre dirty floating. Existe uma diferença entre esses dois tipos de flutuação cambial? Fiquei na dúvida agora... Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças entre Crescimento Econômico e Desenvolvimento

Custo de Oportunidade